Assembleia de Deus em Tirirical
#UnidosParaNaoDividir

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“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
 
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus 2 Timóteo 3.15)
 
“Não se conhece a infância: com falsas ideias que dela temos, quanto mais longe vamos, mais nos extraviamos. Os mais sábios apegam-se ao que importa que saibam os homens, sem considerar que as crianças se acham em estado de aprender. Eles procuram sempre o homem na criança, sem pensar no que esta é, antes de ser homem. Eis o estudo a que mais me dediquei a fim de que, ainda que seja meu método quimérico e falso, possam aproveitar minhas observações. Posso ter muito malvisto o que cabe fazer; mas creio ter visto bem o paciente que se deve operar. Começai, portanto, estudando melhor vossos alunos, pois muito certamente não os conheceis; e se lerdes este livro tendo em vista esse estudo, acredito não ser ele sem utilidade para vós” (JeanJacques Rousseau, Da Educação).


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​​​​​​​               A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Tirirical, numa perspectiva da cosmovisão cristã, através da Educação Cristã, tanto no âmbito da Escola Bíblica Dominical (EBD), no âmbito do Seminário de Teologia (Setadet), quanto no âmbito da Educação Comum, busca não somente transmitir conhecimentos bíblico-teológicos aos educadores e alunos, mas a esperança de uma transformação destes a partir de uma ação poderosa do Espírito Santo.
            A fim de atingir estes alvos, o educador cristão deve atentar para um esforço sistemático em termos de exposições interdisciplinares sequenciais e interações contínuas com seus alunos, sempre buscando refletir em sua prática diária as características de um discípulo de Cristo. Desta forma, as definições que mencionarei abaixo enfatizarão a agencialidade divina e a intencionalidade humana como essenciais à perspectiva cristã sobre a educação.
            A Educação Cristã não se restringe ao ensino praticado na Escola Dominical, nem tampouco identifica-se, tão somente, com a Educação Religiosa. A Educação Cristã tem um alcance bastante amplo e dialoga interdisciplinarmente com as várias ciências. O processo educativo tem sido comumente classificado como formal, não-formal e informal. A Educação Formal é aquela que assume os contornos de disciplina convencional, dada de modo ordeiro, lógico, planejado e sistemático, a qual é diretamente associada ao ambiente escolar. A Educação não-formal é aquela cujo aprendizado ocorre pela socialização do indivíduo em diferentes grupos sociais. A Educação Informal é derivada da experiência diária da pessoa, que pode ser tanto positiva como negativa. A Educação Cristã enquanto disciplina teológica pertence ao campo da educação formal, enquanto formação eclesiástica pertence ao campo da educação não-formal e enquanto compartilhamento de valores cristãos pertence ao campo da educação informal.
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Dado estes esclarecimentos iniciais a Educação Cristã pode assumir quatro objetivos:

Discipular – Acentua-se aqui a importância da Educação Cristã na formação espiritual de crentes professos, através de um o processo cristocêntrico, baseado na Bíblia e relacionado com o aluno, em escolas teológicas específicas, para comunicar a Palavra de Deus através do poder do Espírito Santo, com o propósito de edificar igrejas.
Instruir -  Enfatiza-se aqui a instrução teológico-bíblica, ministrada no contexto da igreja local através de um processo centrado em Cristo, baseado na Bíblia, relacionado ao púlpito, no ato de comunicar a palavra escrita de Deus no poder do Espírito Santo com o propósito de conduzir outros a Cristo e edificá-los.
Educar – Este é o aspecto da Educação Cristã, no âmbito da Escola Dominical, a maior agencia da Educação Cristã. Insere-se aqui a Educação Comum como uma atividade Educativa numa perspectiva cristã.
Compartilhar – Esta é uma visão mais abrangente da educação cristã e está relacionada com o compartilhamento de valores espirituais e morais necessários para o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas de sua existência.

           Partindo destes objetivos podemos definir a Educação Cristã como a instrução formal, não-formal e informal realizados sob a cosmovisão do cristianismo bíblico, buscando o desenvolvimento da pessoa e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã da vida, da realidade, do mundo e do homem.
 
           De forma mais específica podemos definir a Educação Cristã como a tentativa de organizar sistematicamente o pensamento quanto à educação conforme os ensinamentos bíblicos que constituem a fé cristã ortodoxa. Educação Cristã também como disciplina pode se considerar como o esforço deliberado, sistemático e sustentado, divino e humano, de compartilhar ou adquirir conhecimento, valores, atitudes, habilidades, sensibilidades e comportamentos que compõem ou são compatíveis com a fé cristã.
Como aspecto subjacente a estes entendimentos conceituais encontra-se a convicção de que qualquer disciplina pode ser abordada e ensinada de uma perspectiva cristã se a análise partir das pressuposições bíblicas sobre o Criador, o homem e a natureza.
 
           Sob este prisma temos em nossa Igreja em plena atuação a Escola Bíblica Dominical e o Seminário de Teologia. Estes dois departamentos serão comentados especificamente em abas próprias sobre seus métodos, fundamentos, currículos e práticas.


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Noabe Coelho Cunha
Secretaria de Educação Cristã
Coordenador